Com a proximidade da safra 2009 de morango, será assinado nesta segunda-feira (06), às 12 horas, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), um termo de cooperação técnica para proteger a cultura quanto ao uso indiscriminado de agrotóxicos, mantendo-a dentro das normas sanitárias vigentes de prevenção de contaminações.
O objetivo é elevar a produtividade com o uso adequado das tecnologias disponíveis e, assim, garantir a sustentabilidade da cultura na área produtora, notadamente, a Região Serrana do Estado. A medida é o primeiro passo para a implantação do Programa Morango Saudável coordenado pela Seag.
As medidas resultarão numa ação conjunta da Seag com seus órgãos vinculados – o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Incaper e com as prefeituras de Domingos Martins e de Santa Maria de Jetibá, dois dos principais municípios produtores.
O termo de cooperação técnica define que a Seag ficará responsável por coordenar e articular a execução das ações, dentre as quais, tomar as medidas para a implantação do Selo do Morango com código de barras, que vai permitir a rastreabilidade da fruta produzida em terras capixabas.
O Idaf vai trabalhar para intensificar o sistema de fiscalização quanto ao comércio e uso de agrotóxicos. Além disso, vai divulgar a listagem de agrotóxicos legalizados para a cultura do morango, ampliar a fiscalização no trânsito de mudas em todo Estado e elaborar programas de treinamento em aplicação de agrotóxicos para produtores e vendedores de insumos.
Já Incaper deverá elaborar uma planilha de controle sobre a aplicação de agrotóxicos, para ser distribuída aos produtores; viabilizar cursos de capacitação para técnicos municipais e produtores, implantar os princípios da produção integrada para a cadeia produtiva do morango; desenvolver pesquisas sobre a aplicação de novas tecnologias na cultura e ainda intensificar a assistência técnica aos produtores da fruta.
As prefeituras de Domingos Martins e a de Santa Maria de Jetibá vão dar apoio logístico ao desenvolvimento de todas as ações, disponibilizando estrutura física e operacional para capacitação e cedendo dois técnicos de suas respectivas secretarias de Agricultura para trabalhar em conjunto com a equipe do Incaper.
Estarão presentes na solenidade para a assinatura do termo de cooperação técnica, o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos; o gerente estadual do programa, Dalmo Nogueira; o presidente do Idaf, Antônio Francisco Possati; o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo; o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger e o de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roekep.
Morango
A cultura de morango ocupa, atualmente, 187 hectares de área plantada no Estado, de acordo com o levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma produção estimada em 7.470 toneladas/ano, que foram cultivados em cerca de mil propriedades rurais.
A produção resulta em, aproximadamente, R$ 5,5 milhões, gerando cerca de 2.500 empregos diretos, se constituindo num importante fator de distribuição de renda e de fixação do homem no campo.
Para 2009, a expectativa é de uma estabilização na área plantada em decorrência da falta de mudas de qualidade, e também devido ao elevado custo de produção e os riscos fitossanitários, próprios da cultura.
As condições de clima e solo da Região Serrana, a introdução de novos materiais genéticos e a melhoria do nível tecnológico da cultura, têm estimulado os produtores capixabas, que aos poucos, estão se adequando à produção sustentável.
Os principais municípios produtores de morango do Estado são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio. Vale registrar que nos últimos dois anos, houve uma expansão da cultura nas regiões de Tijuco Preto, em Domingos Martins, e de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.
* Assessoria Governo do ES